Plano Anual de Atividades

Documento de planeamento que define as atividades a desenvolver

O Plano Anual de Atividades é o documento de planeamento que define as atividades a desenvolver, ao longo do ano letivo, de forma a concretizar os princípios constantes no Projeto Educativo de Escola.
Legalmente o Plano Anual de Atividades é definido como “o documento de planeamento, elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão da escola, que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação de recursos envolvidos” (art. 3º, DL 115-A/98).
O Plano Anual de Atividades pretende ser um elemento orientador do trabalho das diferentes valências existentes no Centro Helen Keller, definindo e programando as ações e iniciativas a desenvolver e a respetiva calendarização, contando com a indispensável colaboração de todos os departamentos.
Apresenta-se agora os objetivos que estão na base da elaboração do Plano Anual de Atividades e que decorrem, naturalmente, dos objetivos transversais do Projeto Educativo:

  1. Fomentar o desenvolvimento de uma cultura colaborativa que envolva toda a comunidade educativa;
  2. Articular e integrar conteúdos de várias áreas curriculares;
  3. Gerar pontes de comunicação/ relação educativa entre turmas;
  4. Tornar significativos determinados momentos (datas, comemorações e períodos);
  5. Concretizar (numa perspetiva de comunicação e divulgação à comunidade educativa) atividades que obedeçam a processos de preparação e desenvolvimento.

O Plano Anual de Atividades do Centro Helen Keller abre-se à diversidade de projetos e atividades; propõe sem condicionar e enriquece sem limitar. O presente documento, tal como a dinâmica subjacente às múltiplas variáveis do processo educativo, é um documento em aberto, sujeito à construção e revisão permanentes, procurando ser ao mesmo tempo um retrato fiel do contributo, esforço, vontades e ambições de todos os agentes educativos e parcerias que contribuem para melhorar a realidade educativa da nossa escola.Mais do que uma simples listagem, é um conjunto de intenções que, ao ser elaborado, não prevê situações de impedimento à sua concretização. Por outro lado, é um documento aberto à realização de ações e atividades que, não estando previstas no plano inicial, merecem toda a atenção e disponibilidade quer pelo seu interesse pedagógico, quer pelo seu interesse lúdico.

Assim, pretendendo concretizar os princípios atrás expressos, sistematiza-se, seguidamente, um conjunto de atividades cuja realização, planificação e concretização facilitam o cumprimento dos objetivos referidos no Projeto Educativo do Centro.
Num contexto mais amplo, as atividades sustentam a filosofia de uma escola que se pretende inclusiva, oferecendo um ensino aberto a todos e que conta com todos.

plano anual de atividades [pdf]