Centro Helen Keller

Dia Mundial da Árvore

O dia 21 de março é, tradicionalmente, um dia muito importante no Centro Helen Keller. A plantação de uma árvore representa, para todos nós, um recomeço, um contributo para uma nova vida, uma comunhão de valores éticos, ambientais e relacionais. O respeito pela natureza – tal como o respeito pelo outro e por tudo o que nos rodeia – é uma forma de estar que tentamos enraizar em todos os nossos alunos.

No passado dia 21 de março de 2019, realizámos mais uma cerimónia dedicada a esta data, apresentada pela nossa aluna Inês Rodrigues. Como todas as nossas cerimónias, começámos com o Hino do CHK e ouvimos depois umas breves palavras do Prof. Doutor Artur Anselmo, antigo Presidente do Centro, função que exerceu durante cerca de duas décadas.

Prosseguimos depois com as apresentações dos alunos. O Miguel Lopes, a Alexandra Castanha e a Rita Pinto leram o poema “As árvores e os livros”, de Jorge Sousa Braga; o Guilherme Sorenson leu um poema de William Blake; a Matilde Tam deu voz ao “O Poema” de Sophia de Mello Breyner Andresen; a Maria Inês Ponte, o Gastão Xavier e a Sofia Canejo declamaram o poema “A Litle Seed” (autor desconhecido) e, por fim, os alunos do 1.º Ciclo deixaram uma mensagem muito importante: Proteger as árvores é valorizar a vida!

Durante a cerimónia, os presentes foram sendo convidados a observar a magnífica exposição de vasos feitos pelos alunos e respetivas famílias, através da reutilização de embalagens, bem como a exposição de poemas e acrósticos também da autoria dos alunos. Houve ainda um apelo à participação no nosso concurso literário que se encontra a decorrer até ao dia 29 de abril, este ano subordinado ao tema “A Primavera”.

Por fim, deu-se início ao tão esperado momento: a plantação da árvore – uma amoreira! Este novo ser – agora membro do CHK – foi plantado pelos alunos Joana Valente, Leonor Sequeira Rodrigues, Gustavo Nunes, Constança Veiga, Miguel Ventura, Álvaro Pinto, Sofia Soares, Rosa Rebelo, Carolina Carvalho e Catarina Lage, dignos representantes dos diferentes níveis de ensino, sempre com o precioso apoio do Sr. Bandeira.

A cerimónia chegou ao fim, com as palavras de agradecimento e reconhecimento do nosso Presidente, Eng. Alberto Maia e Costa.

Foi uma celebração muito agradável e que contamos repetir por muitos mais anos!