Ensino

Quem somos?
O Centro Helen Keller é uma escola inclusiva com qua-se seis décadas de história. Valorizamos as metodologias defendidas pelo Movimento de Escola Moderna, o rigor nas práticas académicas e a promoção de compe-tências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente.
Por outro lado temos a missão especial de promover a integração de alunos com problemas visuais e com outras necessidades educativas, tornando-nos únicos e para tal dispomos de uma equipa pedagógica multidisci-plinar, apta a responder às exigências de todos e de cada um.
As nossas atividades no Jardim de Infância
As atividades de sala de aula são orientadas pela edu-cadora e integram as várias áreas curriculares definidas pelo Ministério da Educação e Ciência. São elas: Área de Formação Pessoal e Social, Área da expressão e Comunicação (domínio das Expressões: Musical, Moto-ra, Plástica e Dramática; domínio da Linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da Matemática), Área do Conhecimento do Mundo e Área das Tecnologias da informação e Comunicação.
Dispomos de:
Um dispensário médico que é composto por uma vasta equipa com:
– Pediatria;
– Oftalmologia;
– Psicologia;
– Enfermagem;
– Terapia da fala;
– Terapia ocupacional;
– Técnica de mobilidade.
● Biblioteca
● Parque infantil
● Quinta pedagógica
● Dois campos de jogos (um deles coberto)
Fazem também parte do nosso currículo as aulas de Expres-são Musical, Expressão Motora, Inglês e Filosofia para crian-ças sendo estas da responsabilidade de professores especiali-zados nas respetivas áreas.
As turmas do Jardim de Infância e do 1º Ciclo desenvolvem, ao longo de todo o ano, projetos inter-turmas. Permite que os alunos mais pequenos conheçam as professoras do 1º Ciclo (facilitando a sua integração mais tarde) e estabeleçam rela-ções de afinidade com aqueles que a curto/medio prazo serão os seus colegas de ciclo. Estas dinâmicas permitem ainda que algumas aprendizagens sejam com o desenvolvimento de dife-rentes faixas etárias.