1º Ciclo

No primeiro ciclo tudo muda.

Vou para o 1.º Ciclo, e agora…

Preparar a entrada para o 1.º Ciclo vale a pena. Ajuda não só a criança mas também toda a família a entrar da melhor forma nesta nova fase.
Quer frequente o ensino pré-escolar quer não, a perspetiva da entrada da criança para o Primeiro Ciclo – a antiga “Escola Primária” – é sempre encarada com uma fase muito importante na vida de toda a família
Pela primeira vez é esperado da criança que corresponda, todos os dias, a exigências de responsabilidade e que se torne mais autónoma.
No Primeiro Ciclo tudo muda. Há que ser assíduo e pontual, respeitar horários, manter-se à secretária e prestar atenção por períodos mais longos, procurar absorver toda a informação e aplicá-la, tanto na sala de aula como, mais tarde, em casa. Uma grande mudança, tanto para os mais novos como para toda a família. Não vale a pena, por exemplo, repetir que vão ter de ser crescidas, de se portarem bem, de deixar as brincadeiras para o recreio… Elas sabem tudo isso e se, de tempos a tempos, se “esquecerem” têm ao seu lado um professor ou uma professora perfeitamente habilitados a resolverem estas questões.