Projeto Curricular

O presente documento, em conjunto com o Projeto Educativo de Escola, forma o Plano de Atividades para o desenvolvimento do Currículo.

Trata-se de um documento da responsabilidade do Conselho Pedagógico (que o elabora, revê e avalia) que deve ser definido anualmente, e com vista a servir um determinado ano letivo operacionalizando, ao nível de escola, o que os órgãos de gestão pedagógica entendem ser a conduta correta e adequada à população que servem. Para tal, e embora a sua base seja o Projeto Educativo de Escola (documento elaborado para um triénio) este deve atender, sempre que possível, às necessidades mais imediatas da comunidade em geral e dos alunos em particular.

A sua elaboração deve ser entendida como a oportunidade que a escola (e os seus órgãos de gestão pedagógica) tem de operacionalizar o Currículo Nacional e as restantes diretrizes do Ministério da Educação de forma específica e completamente adequada à realidade a que se destina. Assim, este documento protagoniza a Gestão Flexível do Currículo permitindo que a escola seja autónoma nas suas decisões pedagógicas, promovendo necessariamente o sucesso escolar e o desenvolvimento integral dos alunos enquanto futuros cidadãos conscientes, responsáveis e ativos na sociedade em que se inserem.

Os seus principais objetivos são:

  1. Explicitar as diversas estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo;
  2. Adequar os objetivos constantes nos currículos nacionais à realidade do Centro Helen Keller, privilegiando os interesses e reais necessidades dos alunos;
  3. Aplicar a autonomia da escola ao serviço das necessidades e interesses dos alunos.

Resta apenas fazer referência ao Plano Anual de Atividades e ao Regulamento Interno que representam, igualmente, documentos estruturantes das dinâmicas e práticas da escola. Todos estes articulam entre si.

 

projeto curricular [pdf]