Quem somos

Uma escola inclusiva com quase seis décadas de história.

Centro Helen Keller

Fundado em 1955 pelo oftalmologista Henrique Moutinho, pelo pedopsiquiatra João dos Santos e pela pedagoga Maria Amália Borges, o Centro Helen Keller foi a primeira escola portuguesa a integrar alunos com deficiência visual, fortemente ligada à evolução da Educação Especial no nosso país.

A partir desse ímpeto inicial, lançaram-se as primeiras pedras nas instalações do Restelo, que se transformaram em sementes de um percurso singular no panorama educativo português.

Construindo essencialmente um projeto de inclusão, que passou por várias fases até aos dias de hoje, o nosso modelo pedagógico assenta na individualização do ensino e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, procurando contribuir para a estruturação de um autoconceito positivo e autónomo.

Valorizamos as metodologias defendidas pelo Movimento da Escola Moderna, o rigor nas práticas académicas e a promoção de competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente.

Por outro lado, temos a missão especial de promover a integração de alunos com problemas visuais e com outras necessidades educativas, tornando-nos únicos. Para tal, dispomos de uma equipa pedagógica multidisciplinar, apta a responder às exigências de todos e de cada um.

Os cerca de 500 alunos que frequentam atualmente o Centro Helen Keller encontram-se distribuídos por 27 turmas (do Berçário ao 9º ano). Estes dados refletem a proximidade que existe entre todos, uma vez que continuamos a acreditar que turmas mais pequenas potenciam o sucesso escolar e a melhor inclusão de todos.

Somos uma instituição que visa a promoção dos valores sociais e académicos, proporcionando a convivência saudável entre todos.

A nossa missão assenta em três pilares fundamentais:

• Garantir a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais;
• Promover o sucesso escolar de todos os alunos;
• Desenvolver práticas que promovam uma cidadania plena, consciente e ativa.

Somos uma instituição particular de solidariedade social que acredita que os seus alunos podem ser cidadãos melhores, mais conscientes e mais informados, contribuindo assim para um mundo mais solidário e harmonioso.