Eco-Escolas

O Centro Helen Keller iniciou em 2016 a participação no programa Eco-Escolas e, através do Blog Trilho, iremos partilhar esta experiência, dia após dia.

O Eco-Escolas é um Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.

Através deste programa, esperamos desafiar os nossos alunos a participar nos processos de decisão e a tomar consciência da importância do ambiente no dia a dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

A implementação deste programa pressupõe que a nossa escola adote uma metodologia de trabalho, simplificadamente denominada por 7 passos:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades);
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo);
  3. Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos 3 temas-base e num dos temas do ano);
  4. Monitorização e Avaliação;
  5. Trabalho Curricular;
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local;
  7. Eco-Código (conjunto de frases elaborado pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

Aceda ao blog “Trilho” do Projeto Eco-Escolas do Centro Helen Keller